Vinho Verde. Significa que o líquido é verde? Não!


Olá amante do vinho, tudo bem com você? 


Vamos lá para mais uma grande dúvida que muitos possuem quando começam a entrar no mundo dos vinhos. O famoso Vinho Verde Português. 

Primeiro precisamos entender que se trata de uma denominação de origem controlada (DOC). 

O que é denominação de origem? Significa que o produto é elaborado em determinada região, com determinada variedade de uva e regras onde o produto final deve atingir um nível de qualidade determinada. Portanto, teremos por anos esse vinho sendo produzido com qualidade, respeitando todas as determinações para se alcançar o título de “denominação de origem controlada”.



No exemplo de hoje, para ser considerado um Vinho Verde, a bebida precisa ser elaborada na região do Minho, localizada ao norte de Portugal. Assim as uvas que são plantadas nessa região são determinadas para que recebam esse título. Outro fato importante é que não apenas os vinhos brancos são produzidos nessa região, e sim vinhos tintos e rosés, os quais também são detentores da denominação de origem Vinho Verde


Então toda vez que você escutar que irá ser servido um vinho verde, fique sabendo que será um vinho da região norte de Portugal e que o líquido não será verde! Uma característica importante de um Vinho Verde é sua alta acidez e seu frescor. Outra curiosidade é que se engana quem acha que o Vinho Verde é aquele vinho simples e barato de mercado, pois encontramos também rótulos acima de R$ 500,00. 

Bom amante do vinho, se você ainda não provou um Vinho Verde, fica a dica para degustar em um dia quente ou acompanhado de frutos do mar, como ostras frescas, por exemplo, fica delicioso. 





Espero que tenha gostado desse assunto, até a próxima! Cheers!

Por Rafael Martins @vinhodosommelier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.