Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Olá amante do vinho, tudo bem com você?

Será que precisamos pegar um avião e sair do país para conhecer uma bela vinícola?

Com certeza não! Temos lugares belíssimos que produzem excelentes vinhos aqui mesmo, em nosso país. Vou citar algumas regiões clássicas, aqui no Brasil, que já produzem conhecidos vinhos e que você pode visitar facilmente.

Campanha gaúcha

A Campanha gaúcha fica colada com a fronteira lá no extremo sul do nosso país. Essa é uma região que vêm ganhando seu destaque ano após ano, com certeza uma região para passar pelo menos 4 dias e conseguir visitar em torno de 6 vinícolas lindas de tirar o fôlego.

Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos


Agora estamos em uma região que poderíamos passar um mês visitando. Eu sugiro 2 vinícolas por dia que ainda assim faltaria tempo para conhecer todas.

Sim, amante do vinho, nosso país é extremamente rico em produtores de vinhos de todos os tamanhos, principalmente nesta região.

Serra da Mantiqueira

São Paulo também está produzindo vinho, acredita nisso?

Os livros sempre diziam sobre os paralelos norte e sul, e que toda região do globo que estivesse fora desses paralelos não poderia produzir bons vinhos, aí vêm o nosso Brasil e prova o contrário! Hoje a Serra da Mantiqueira já possui em torno de 10 produtores ou mais, além da visita à vinícola, o clima e a paisagem da serra é um show a parte!

Vale do rio São Francisco

Nosso país está produzindo vinho do norte ao sul! Já pensou em dar um pulinho ali na Bahia e de quebra conhecer uma vinícola?

Agora isso é possível! Grandes vinícolas já estão ao longo do rio São Francisco, porém pequenos produtores começam a aparecer, e na minha opinião, são extremamente interessantes.

Apenas lembrando que aqui estou indicando apenas algumas regiões, mas poderia fazer uma lista gigante falando das sub-regiões, porém neste texto meu objetivo é mostrar para você que é possível visitar vinícolas fascinantes sem sair do país.

Caso você conheça alguma outra região, comente aqui embaixo, vamos conversar um pouco sobre os produtores brasileiros.

Deixo aqui também um link para você conhecer um documentário sobre vinhos brasileiros, no qual faço parte, e lá estamos mostrando todo potencial que nosso Brasil tem para produzir vinhos reconhecidos mundialmente.

Clique e confira: Documentário Pé na Taça Brasil

Cheers e até a próxima!

Por Rafael Martins @vinhodosommelier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.