Qual adega escolher e quais vinhos comprar!


Dúvida ao escolher sua adega e quais vinhos comprar

Olá amante do vinho, tudo bem com você?

Você sabe qual adega comprar? Sabe qual é o melhor modelo? E quais vinhos comprar para sua adega?

Meu nome é Rafael Martins, sommelier de vinho e se você tem dúvida sobre qual adega comprar e como escolher seus vinhos para preenchê-la, vem comigo nesse artigo que eu vou explicar passo a passo tudo o que você precisa saber antes de comprar e depois como montar sua adega.

Eu vejo muita gente comprar adegas ruins que não compensam e estragam em menos de um ano de uso. Atualmente no mercado encontramos dois modelos de adegas: as mais simples tem um sistema de refrigeração por placas eletrônicas. São mais baratas e você encontra vários modelos, porém essas não aguentam por muito tempo, principalmente no verão, já que acabam forçando o sistema para refrigerar o seu interior e manter a temperatura da adega, e consequentemente acabam queimando.
Foram exatamente dois modelos dessas adegas que eu comprei e acabei jogando dinheiro fora. Poderia ter investido melhor esse dinheiro, comprando excelentes vinhos, por exemplo.

qual adega comprar para colocar meus vinhos
Mas afinal, qual adega comprar? Por mais que ela custe um pouco mais, compre adegas com compressor, ou seja, que possuem o mesmo sistema das geladeiras, ok? Você vai gastar um pouco mais, porém não terá dor de cabeça com manutenção! Além disso, elas possuem uma durabilidade maior, independente da quantidade de garrafas na adega. Então compre adegas com compressor, combinado?

Agora vamos para a parte mais importante: Quais vinhos comprar para minha adega e deixá-la completa para qualquer ocasião.

Vamos trabalhar com a proporção de dez garrafas, ok? Imagine uma adega com este número, caso sua adega seja maior, basta aumentar a quantidade mantendo a proporção.

Vamos lá...
Por mais que você não goste de espumante, ter uma garrafa de um belo espumante faz total diferença na hora de receber alguém em casa. Começar a noite bebendo um espumante refrescante e gostoso é um charme a parte, então não deixe de ter um espumante em casa.

qual vinho comprar para minha adega
Rosé e vinho branco: Agora um número legal seriam três garrafas, sendo dois brancos e um rosé, pois é sempre bom ter vinhos leves e refrescantes, com boa acidez, principalmente para harmonizar com peixes, massas leves e frutos do mar. Já pensou que chato você servir um peixe com vinho tinto e seu convidado sentir aquela sensação metálica na boca? Nada agradável! Ou então você é convidado para um jantar de última hora, onde os pratos serão frutos do mar, assim caso você siga essa regra de rosés e brancos na sua adega, você não precisará sair correndo para comprar um vinho para levar.

Vamos aos vinhos tintos! Cinco tintos é um número perfeito para atender várias ocasiões. Eu sempre gosto de ter dois vinhos mais leves, para serem consumidos jovens. Sabe aquele vinho BBB, bom, bonito e barato? Então! Inclusive temos uma outra matéria falando sobre oito vinhos BBB.

Devemos ter também dois vinhos encorpados, caso você queira surpreender alguém com um vinho diferente ou harmonizar carne com um vinho potente. É sempre bom ter pelo menos duas garrafas desse estilo de vinho.
Nosso nono vinho tinto será um vinho de guarda! Aquele para abrir em uma ocasião muito especial, um jantar romântico, alguma comemoração de promoção no trabalho, enfim, ter um belo vinho para guardar por alguns anos é sempre bom.

qual vinho comprar para minha adega
O último vinho realmente é a cereja do bolo! Estou falando dos famosos vinhos de sobremesa. Se você não sabe o que são os vinhos de sobremesa, eu vou deixar algumas dicas. Temos os vinhos do Porto; são mais fortes e intensos, tanto no álcool quanto no sabor, temos também os vinhos de colheita tardia. Estes são menos alcoólicos, mais leves para se beber, e também achamos uma variedade maior e alguns com ótimos preços. Temos outros vinhos nesse estilo, mas a ideia é ter um vinho doce para fechar um jantar com chave de ouro.

Se preferir, assista ao vídeo que o Rafael divulgou em seu Canal do YouTube Taça Cheia, ilustrando tudo o que ele explicou aqui:
Então lembrando, essa foi a dica de um sommelier de como montar uma bela adega em casa. Caso você tenha uma adega maior, vá aumentando a quantidade mantendo a proporção.

Espero que tenha gostado desse assunto, até a próxima! Cheers!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.