Vinho reserva e reservado? Vamos parar de comprar gato por lebre!



Olá amante do vinho, tudo bem?

Hoje vamos entender de uma vez por todas a grande diferença entre esses dois termos do mundo dos vinhos. Primeiramente precisamos entender que velho mundo (os países da Europa que produzem vinhos) são cheios de regras ou leis para se produzir vinhos que são as famosas D.Os (denominações de origens), e no velho mundo isso é levado muito a sério. Então um vinho da Espanha, por exemplo, para ter o termo reserva em seu rótulo, irá precisar passar um tempo em barrica, talvez um tempo engarrafado guardado dentro de uma cave e só depois de meses ou anos dependendo da D.O. poderá ir para o mercado e ser comercializado, isso para velho mundo.

Produtores aqui do novo mundo (toda região que produz vinho fora da Europa exemplo: África do sul, América, Austrália... etc) perceberam que o termo “reserva” era muito forte na hora de vender seus vinhos, e algumas empresas Chilenas criaram o termo reservado e assim venderam e ainda vendem muito com essa “estratégia de venda” então, sempre que ver o termo reservado não pense que está comprando um mega vinho por 35 reais ao invés de pagar 100, 200 ou até 1000 reais em um reserva.

Infelizmente alguns produtores acabam utilizando dessas estratégias de venda para colocar seus produtos no mercado, não estou falando que o reservado é ruim, ok? Estou apenas explicando que o termo reserva tem suas regras para ser seguidas e o vinho reservado às vezes nem por barricas de carvalho irá passar.


Caso ainda tenha dúvidas, no meu canal eu tenho um vídeo falando sobre esse tema mais afundo:


Espero que tenha gostado desse assunto, até a próxima! Cheers!

Por Rafael Martins @vinhodosommelier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.