Qual a temperatura correta para cada tipo de vinho?


Como sommelier, gosto sempre de fazer o serviço do vinho de acordo como meu cliente prefere. Se ele gostar de vinho gelado, servirei gelado, se preferir com gelo eu até coloco duas pedrinhas. Sempre digo que precisamos deixar as pessoas consumirem vinho, portanto, se você me perguntar a temperatura correta para cada tipo, eu vou explicar com prazer e talvez você consiga perceber a diferença que as temperaturas fazem com cada tipo de vinho e então perceberá que a temperatura faz total diferença na hora de servir sua bebida, deixando-o mais agradável e valorizando suas notas gustativas e olfativas.


Vou dar dois exemplos claros aqui para você entender como a temperatura interfere nos aromas e sabores.


Exemplo 1:

Imagine dois sucos de limão, um gelado e um na temperatura ambiente. Qual deles será mais agradável de se beber? 

Com certeza o suco mais gelado. Isso acontece pelo fato de que a acidez é menos perceptível quando o líquido está mais gelado ou mais fresco. Esse é um dos motivos do porquê servir vinhos brancos, rosés e espumantes sempre mais gelados, para “amaciar” a acidez já que esses vinhos possuem acidez mais elevada do que os tintos.

Exemplo 2:

Temos numa panela, um saboroso cozido de carne com batatas sem tampa sendo preparado. Do outro lado, no mesmo ambiente, temos também um delicioso gelato de frutas vermelhas que acabou de ser retirado do freezer. De qual alimento iremos sentir mais aromas?

Com certeza do cozido. Isso acontece pelo fato das partículas dos aromas conseguirem ser quebradas e liberadas no ar e chegarem até o nosso nariz, com os vinhos isso também acontece. Vinhos brancos liberam aromas mais facilmente mesmo em temperaturas baixas, já os vinhos tintos precisam de temperaturas mais elevadas, 13º até 18ºC e consequentemente liberam até mais sabores.

Para facilitar sua vida saiba que os vinhos brancos, rosés e espumantes, podem ser deixados para gelar sem medo. Quanto aos vinhos tintos, vamos ter que servir mais fresco. 
Uma simples e ótima dica é deixá-lo na geladeira e retirar 15 minutos antes de servir. Agora se você quer seguir a risca, veja a tabela abaixo:

Temperaturas de serviço:

Espumante
6°C
Branco
6°C até 12°C
Branco doce
6°C
Rosé
8°C
Tinto leve
14°C até 16°C
Tinto encorpado
16°C até 18°C
Fortificado
16°C até 18°C


Espero que tenha gostado desse assunto, até a próxima! Cheers!

Por Rafael Martins @vinhodosommelier.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

O que é um vinho tranquilo?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?