Como aprender mais sobre vinhos?



A famosa pergunta:

Rafa, como posso ser um expert no mundo dos vinhos?

Hoje no Brasil temos vários cursos, workshops e até aulas focadas em certos países ou certas regiões produtoras de vinho.
Mas hoje vou dar algumas dicas para você entender sobre vinhos de forma simples e gostosa, como todo vinho deve ser:

Dica 1
Deguste vinho às cegas. Faça uma reunião com os amigos onde cada um compra uma garrafa diferente, porém vamos enrolar esse vinho em um papel sulfite, por exemplo, assim não degustaremos o vinho sob a influência do rótulo, e cada um poderá ser sincero em sua observação sobre o vinho.

Dica 2
Feiras de vinhos. Visitar feiras é uma ótima oportunidade para degustar vinhos, onde você paga um valor único para conhecer vários rótulos e às vezes até acaba conhecendo um produtor de vinhos ou algum representante da vinícola. Pode tirar dúvidas, e até mesmo comprar o vinho que gostou.

Dica 3
Confrarias. Reunir amigos e ter um sommelier guiando uma noite para degustar 5 a 7 garrafas com certeza ajuda muito. O fato de ter um sommelier para guiar, ensinar e tirar todas as dúvidas em uma única noite com certeza é um mega aprendizado. O mais legal é que você pode experimentar diferentes temas em cada encontro.


Dica 4
Viajar para conhecer vinícolas. Degustar vinhos onde ele é feito tem seu charme e tem seu valor, e também é um momento para aprender, pois nas vinícolas sempre há profissionais prontos para ensinar e explicar as características de cada vinho.

Dia 5
Tente sempre que degustar um vinho, pesquisar algo sobre o mesmo, fazendo isso com cada diferente rótulo que experimentar, em pouco tempo você terá muito conhecimento, proporcionando assim um auto aprendizado sobre regiões, uvas, métodos de vinificação e até mesmo histórias e lendas, mas lembre-se sempre, você precisa experimentar diferentes vinhos e não beber apenas aquele com o qual está acostumado.

Espero que tenha gostado desse assunto, até a próxima! Cheers!

Por Rafael Martins @vinhodosommelier.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.