Qual vinho escolher para festas e Natal?


O Natal está chegando e nessa época tão gostosa do ano, começam as comemorações com o pessoal do trabalho, amigos que não se veem durante o ano todo, família, até que dia 24 chega e encontramos mais pessoas queridas para passar essa noite tão especial.
Por isso ofereceremos aqui algumas dicas que servirão para deixar suas celebrações ainda mais especiais.

Para o happy hour com os amigos, prefira os espumantes, frisantes e vinhos rosés.
Os espumantes são perfeitos, pois além de fáceis de beber, o ritual de estourar a rolha representa que você alcançou seu objetivo e que precisa sim, comemorar. Já os frisantes são super democráticos, tinto ou branco, eles possuem o gosto levemente adocicado e combinam com quase tudo. Os rosés (uvas: Cinsault, Corvina, Tinta Roriz, Sangiovese ou Syrah) são charmosos, elegantes e fáceis de harmonizar, pois possuem gosto delicado.
Portanto, esses vinhos combinam com entradinhas, como: bruschettas, antipastos, queijos, presunto cru ou defumado, amendoim, entre outros. Já que num happy hour, ninguém quer perder tempo cozinhando, então se preocupe apenas em curtir  o momento com um vinho delicioso e aperitivos que agradam a todos.

Durante os finais de semana acontecem os churrascos! Ah que delícia, aquela picanha sensacional, o pão de alho torradinho, e até mesmo aquela abobrinha grelhada. Aqui entra o nosso querido vinho tinto, e quanto mais encorpado, melhor! O sabor forte de uma carne de churrasco harmoniza perfeitamente com as uvas Cabernet Sauvignon, Tannat, Carménère, Malbec... Entre outras, mas esses são os mais indicados e fáceis de combinar. Assim o gosto forte do assado na grelha ou na brasa estará alinhado aos taninos marcantes dessas uvas. Sendo então harmonizado por afinidade, no qual ambos os gostos, carne e bebida, tenderão para mesma linha.

E na véspera de Natal? Agora vem a melhor parte! Nessa noite, todos os tipos de vinho são bem vindos, mas para seguir o padrão das indicações anteriores, vamos destacar três tipos. Espumante (não terá como evitar), vinho branco leve e tinto também leve. Vinhos leves geralmente são vinhos jovens, que não envelheceram em barris de carvalho e portanto, não adquiriram um corpo complexo e sabor encorpado. Para o branco, indicamos as uvas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Gris/Grigio e Alvarinho. Quanto ao tinto, prefira as uvas: Pinot Noir, Bonarda, Garnacha ou Barbera. Quanto ao espumante, não há regra, pode ser moscatel ou Brut, ambos servem deliciosamente bem.


Nessa noite, além das entradinhas, terá a ceia e a sobremesa, então você terá momento de sobra para degustar o seu vinho. O correto numa degustação de vinho seria começar pelo espumante, seguir pelo branco e finalizar com o tinto, mas numa noite de festa, o que importa é o que você escolher, sem regras!
Comece com o vinho branco, assim você conseguirá provar as entradinhas enquanto conversa com seus familiares e amigos, sem grandes preocupações, e com uma bebida que não te dará a sensação de estufamento. Na virada do dia 24 para o 25, estoure o espumante! Nesse dia não se preocupe em servir na taça certa, tipo flute, pode servir na mesma taça que já estava utilizando, apenas tire o gosto do vinho anterior com um pouco de água. 

Assim, beba e brinde com que você ama, deseje um Feliz Natal e boas vibrações. Depois disso, na hora de cear, você abrirá o vinho tinto. Prefira um vinho leve, sem grandes complexidades, uma vez que você já estava tomando outros vinhos e na ceia de natal costuma-se servir mais carne branca do que vermelha, assim o vinho não atrapalhará seu paladar, pois não terá grandes complexidades. Sem paradigmas, o vinho tinto combina com carne branca sim! Então sem preconceitos, beba sem preocupação.

A sobremesa! Não esquecemos não, agora você pode provar os deliciosos vinhos de sobremesa, e disso os Portugueses e Italianos entendem muito bem. São vinhos licorosos, doces, que se toma junto dos doces, onde os sabores da comida e bebida se integram, afinando para uma degustação maravilhosa.

São dicas simples, porque queremos ir direto ao ponto e oferecer o que você procura sem muito blá blá blá, é claro que pode harmonizar como bem entender, aqui são indicações caso você esteja começando agora no mundo dos vinhos, ou queira variar para se surpreender nessas datas tão especiais.

Depois, conte para nós o que achou, e caso tenha tentado algo diferente, compartilhe conosco.

Da nossa prateleira para sua, com carinho, tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.