Todo vinho barato é ruim?



A resposta é Não! Assim como toda a mística que envolve o mundo dos vinhos, desde o ritual correto de armazenamento, como segurar a garrafa, em qual taça beber e tudo mais, existem também alguns paradigmas que precisam ser quebrados.

Um deles é que vinho barato não tem qualidade ou é ruim. Isso é mito! Existem diversos vinhos incríveis com valores super acessíveis e que surpreendem a todos, e isso porque aqui nem estamos discutindo gosto, pois cada um tem o seu e merece respeito.

O vinho pode ser barato por vários motivos como: não ter descansado em barricas de carvalho por meses antes do envio para venda; automatização do processo; baixa produção; pequena mão de obra, ou até o contrário, caso o produtor tenha uma produção grande de diferentes rótulos, também é possível baixar os custos, mais aí entraremos num outro assunto que não nos interessa agora. Assim como o vinho caro que por sua vez pode ter passado por uma produção meticulosa, com diversos rituais de fermentação; cuidados especiais em seu descanso, pois muitos vinhos descansam por meses ou até anos até que sejam engarrafados para venda; uvas finas mais sensíveis as pragas e ao clima, enfim, são inúmeras variáveis que estão intrínsecas à produção do vinho barato e do vinho caro.

O que precisamos aprender é o seguinte: Todo vinho tem o momento certo de ser consumido! Quando você chega do trabalho numa quarta-feira, está estressado e precisa relaxar, tomar um vinho é sensacional, e nesse caso você não abrirá aquela garrafa super premiada e requintada, ou seja, a melhor pedida é um vinho fácil, jovem, que servirá como coringa, pois nesse caso, você não precisa do vinho como protagonista, e sim para usá-lo a seu favor, deixando sua noite mais agradável e descontraída, seja sozinho ou acompanhado.

Ou num sábado à noite, no qual você marcou com seus amigos de fazer uma confraria do vinho na sua casa, onde cada um levará uma garrafa diferente. Nesse caso você precisa de um vinho mais complexo, com mais requinte, não só para surpreendê-los, mas para que sintam o vinho e possam desfrutar do prazer de degustar uma garrafa mais empoderada.


Agora se for um encontro a dois, o vinho já precisa ser escolhido com mais cuidado, pois representará um momento especial que poderá ficar marcado para sempre, por isso, precisa ser um vinho a altura do seu encontro, para que deixe seu sabor na memória, e ambos tenham o prazer de degustar cada taça como se fosse única.


Por isso defendemos que cada vinho tem o momento certo para ser aberto, independente do preço, ele deve se encaixar perfeitamente a sua necessidade. Seja para beber descontraidamente, degustá-lo com aperitivos ou num encontro, ele deve respeitar sua prioridade e também o seu bolso. Beba do seu jeito, afinal vinho bom é aquele que você gosta.

Lembre-se, vinhos caros ou baratos são perfeitos nos momentos corretos, pois não importa o preço e sim o valor que ele tem para você.


Da nossa prateleira para sua, com carinho, tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.