Qual a diferença entre vinho fino e vinho de mesa?



Vinho fino ou de mesa? Aqui no Brasil, facilmente encontramos essa denominação no rótulo ou contra rótulo do vinho. Saiba de maneira simples o que significa.

Vinho de mesa são vinhos produzidos com uvas não finas, ou seja, das espécies Vitis Bourquina, Vitis Labrusca ou Vitis Rupestris, mas não precisa gravar isso! Esses são os nomes científicos das uvas popularmente conhecidas como Bordô, Concord, Isabel, Niagara... são as mesmas uvas que você encontra no supermercado ou feira e que consome em casa. Também são conhecidas como uvas americanas.

No geral, são uvas que produzem vinhos menos complexos, com aroma rústico, sabor simples e doce, não descansam em barricas até seu engarrafamento e também não possuem potencial de guarda. São vinhos mais simples, mais baratos e que são de consumo ainda jovem. Não pense que essa denominação de vinho de mesa só existe no Brasil.

O que muitos não falam é que na Europa também se produz vinhos simples, como os de mesa, porém são produzidos com as mesmas uvas do vinho fino, já que aqui no Brasil é permitido produzir vinhos com uvas não finas e na Europa, não!


Já os vinhos finos são produzidos das uvas cabernet sauvignon, tannat, merlot, malbec, chardonnay, sauvignon Blanc... entre muitas outras que você já viu por aí. Essas são da espécie Vitis Vinifera, também conhecidas como uvas europeias, já que vieram todas do velho mundo.

São vinhos secos, complexos e que possuem uma estrutura maior. Possuem aromas mais ricos e sabores marcantes. Estagiam em barricas de carvalho, o que faz muitos vinhos da mesma uva possuírem aromas e sabores diferentes, pois outros descansam em tanques de inox, por exemplo. E muitos possuem um enorme potencial de guarda, descansando já na garrafa em sua casa.

Não é apenas a uva, mas também a complexidade da produção e vinificação que faz os vinhos finos mais elaborados, pois dependem também do terroir e da união desses fatores para tornar seu vinho uma bebida única!

Em resumo, na maioria das vezes vinhos de mesa são doces, vinhos finos são secos. Ambos são produzidos tanto na América como na Europa, mas possuem regras diferentes sobre qual uva pode ser utilizada na produção. O mais importante é que você deve tomar aquele que gosta mais e deverá usar essa informação apenas para aprender mais e saber dialogar quando alguém soltar esse assunto na mesa, afinal, o melhor vinho é aquele que você mais gosta. Por mais clichê que seja essa frase, ela será sempre verdadeira!

Da nossa prateleira para sua, com carinho, tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.