O que é um vinho tranquilo?



O que é um vinho tranquilo? Provavelmente você já esbarrou por essa informação e até associou a bebida um vinho calmo ou sossegado. Mas não é isso não!

Vinho tranquilo são praticamente os vinhos que conhecemos, como o tinto, branco, rosé, doce e de sobremesa. Essa denominação “tranquilo” se dá ao vinho que não recebe o gás dióxido de carbono (o que faz a bebida ter espuma) ou a adição de álcool vínico (o mesmo utilizado para fazer um vinho fortificado).




Por outro lado, um vinho não tranquilo, é o espumante e o frisante, nos quais há a inserção do gás dióxido de carbono, o qual oferece as espumas e borbulhas. São bebidas associadas a comemoração e festas, mas hoje em dia muitas pessoas gostam de beber em casa ou no calor, unindo a sofisticação do espumante com um momento de prazer com os amigos, principalmente numa conquista. Independente da maneira como você costuma apreciar, agora você já sabe diferenciar um tipo do outro.


Já o vinho fortificado, que também não é um vinho tranquilo, recebe uma adição do álcool vínico. Esse álcool extra interrompe a fermentação do vinho, matando as leveduras ali presentes. Mantendo o açúcar natural da fruta no vinho. Um bom exemplo de vinho fortificado é o famoso vinho do porto.


São dicas simples, mas que ajudam você a desmistificar o mundo dos vinhos e a saber mais sobre essa bebida apaixonante, saúde!

Da nossa prateleira para sua, com carinho, tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.