O que é terroir?


Possivelmente você já ouviu ou leu esse termo em alguma matéria sobre vinho, ou até mesmo de um sommelier quando explicava sobre certo vinho. Essa palavra de origem francesa, terroir, mas lida como “terroá”, tem um significado muito forte na cultura do vinho.


O conceito do terroir exprime algumas variáveis intrínsecas ao cultivo da videira, como: clima, microclima, cultura, geologia, tradição, topografia, entre outras, inclusive a intervenção humana. Isso significa que praticamente tudo que está ao redor da produção da uva engloba o terroir, por isso não há uma palavra única que traduza esse termo na língua portuguesa, por exemplo.

Todos esses fatores contribuem ou não para uma excelente vindima, e por isso que a intervenção humana entra nesse grupo. Por mais perfeito que seja a região com seu clima e tudo mais, se não houver um responsável capaz de traduzir essas qualidades em resultados, de nada servirá um terroir perfeito. Portanto, a união do homem com os fatores naturais se torna tão importante para produzir uvas capazes de traduzir o terroir em sabor, e assim tornar aquela uva única, por mais que produzida no mundo inteiro, a fruta produzida naquela região específica poderá produzir vinhos premiados e reconhecidos ao redor o mundo.


Em resumo, terroir é a união de fatores que englobam a produção da uva, e que resulta em sabores únicos do vinho já que cada terroir pode ser único, devido a localização geográfica da produção.
Agora quando você ouvir alguém usando esse termo, já saberá se a pessoa está usando-o corretamente ou não. Já coloque terroir em seu caderno sobre termos importantes sobre vinhos. Saúde!


Da nossa prateleira para sua, com carinho, tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.