Não tenha mais dúvida ao escolher o seu vinho!


Opções de vinho

Dúvidas na hora de escolher o seu vinho? É normal, fique tranquilo. Você não é o único com o receio de fazer uma má escolha e se arrepender no primeiro gole.

Existem várias maneiras de melhorar sua busca e chegar no 100% de acerto sem ao menos degustar o vinho. Quando você olha uma prateleira de vinhos, seja num supermercado, casa especializada ou site na internet, você pode seguir alguns caminhos que ajudarão na decisão de escolha. Nós vamos descrever aqui algumas sugestões.

1.       Escolha pela uva

Muitos gostam de repetir o vinho ou tem medo de mudar, justamente porque se acostumaram com a uva que compõe aquele vinho, isso se faz por conta do seu paladar que se identificou com aquela uva. O primeiro passo é você ir até a loja que costuma comprar e procurar o vinho que gosta. Depois, busque por informações sobre qual uva é feito aquele vinho. Caso não encontre, tente pelo aplicativo vivino, é uma ótima maneira de buscar mais informações de rapidamente quando você tem o celular a mão. Pois muitos vinhos, principalmente os europeus, as vezes não possuem a denominação da uva no rótulo, já que em alguns países o mais importante é a região onde ele é produzido, e não a uva.
Depois que encontrar a uva que você gosta, busque por outras opções, pois a mesma uva produz diferentes vinhos ao redor do mundo, ou seja, não é apenas aquele vinho que você já conhece que é produzido por ela.

Assim você conseguirá variar os rótulos que consome, conhecer outros produtores, países diferentes e até mesmo descobrir ou outro vinho que faz aquela uva ainda mais especial. Por isso sugerimos que explore mais esse mundo dos vinhos, pois existem garrafas demais por aí para você beber sempre o mesmo.

2.       Prato que harmoniza

Caso você não faça idéia da uva que goste e também não queira procurar por ela, vamos buscar pelo seu prato favorito.
Quando você gosta de tomar um vinho, é na hora da pizza? Quando prepara uma tábua de queijos? Quando faz aquele churrasco de final de semana? Ou quando está afim de aperitivar algo? Todos os alimentos possuem vinhos que combinam perfeitamente, vamos colocar aqui uma relação de uvas que combinam mais com algumas opções de pratos:

Pizza
Rosé, tintos leves, médios e encorpados das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir, Sangiovese, Carménère, Syrah (Shiraz) ou Touriga Nacional.







Queijo
As opções aumentam, queijos podem ser harmonizados com espumantes, vinho branco tanto leve como encorpado, rosé, tinto médio ou encorpado ou até mesmo um vinho licoroso. As uvas para espumantes e brancos são: Chardonnay, Prosecco (Glera), Sauvignon Blanc, Albariño (Alvarinho), Verdejo, Moscatel, Verdicchio.
Já as uvas para o vinho rosé, tinto e licoroso, são: Pinot Noir, Tempranillo, Sangiovese, Montepulciano, Cabernet Sauvignon, Nebbiolo e Touriga Nacional.


Churrasco
Nesse caso, saem os brancos e rosés e entram os tintos de peso, produzidos com as uvas Carménère, Syrah (Shiraz), Tinta Roriz, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Garnacha, Merlot, Malbec, Tannat e Sangiovese.







Aperitivo

Quanto aos aperitivos, as opções aumentam novamente, variando entre espumante, frisante, branco, rosé e tinto. As principais uvas são: Chardonnay, Cabernet Franc, Merlot, Lambrusco, Sauvignon Blanc, Alvarinho, Sangiovese, Canaiolo, Tempanillo, Gouveio e Pinot Noir.



Em nossa página, quando buscar por harmonização, você encontrará mais opções de pratos e quais os vinhos indicados para harmonizá-los, aqui fizemos apenas um resumo para dar uma primeira orientação.

3.       Região produtora

Caso você já conheça algumas regiões produtoras de vinho pelo mundo e já tenha se apaixonado por alguma, você também pode usar essa informação para procurar.
Ao redor do mundo, seja Europa, África ou América, você possui lugares incríveis que enchem os olhos pela peculiaridade e combinação do terroir, onde o homem transforma a paisagem com os vinhedos e os faz parecer parte da natureza local.

Você encontrará vinhos das principais regiões que até hoje fazem história e nos faz lembrar de viagens ou nos faz querer pegar o primeiro avião para conhecer de perto os aromas e paisagens incríveis que fizeram fama por suas tradições, como Toscana, Piemonte e Sicilia na Itália, que traz sua uva Sangiovese, ideal para aperitivar com queijos pizzas e massas; Borgonha e Bordeaux na França, com seu Cabernet Sauvignon eclético, que fica ainda melhor com uma tábua de frios e carne curada; Douro e Dão em Portugal, com a incrível touriga nacional, que vai da pizza até a cozinha tradicional portuguesa como bacalhau e cozidos; Mendoza na Argentina, com seu autêntico Malbec, que harmoniza perfeitamente com carnes de churrasco e queijos curados com sabor mais forte; Maipo no Chile, que oferece seu conhecido Carménère, que vai desde carne vermelha até aperitivos como pães com patê e embutidos.
Entre outros países que fazem jus a fama que possuem. Cada rolha tirada é uma viagem sem volta para o mundo do vinhos.

Mas lembre-se, seu gosto é o mais importante para cada degustação e harmonização. Aqui tentamos guiá-lo por indicações que já foram feitas antes e deram certo, mas a harmonização perfeita pode muitas vezes ser inusitada e te trazer muito mais prazer do que seguir as regras tradicionais de vinhos e pratos.

Em nosso canal você encontra mais opções de uvas, harmonizações e regiões para explorar, e fazer do seu momento do vinho ainda mais especial.

Da nossa prateleira para sua, com carinho, tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.