Portugal e seus admiráveis vinhos!

Brinde ao vinho português


Os vinhos portugueses estão na lista dos mais consumidos do planeta, e o Brasil é o segundo país a consumi-lo, ficando atrás dos Estados Unidos.

Será que foi culpa da história? De terem sido eles os nossos colonizadores? Não sabemos, mas tudo começou naquela época.

As caravelas que vinham para o Brasil chegavam carregadas de vinho, algumas fontes dizem que traziam cerca de 500 litros em pipas de madeira. Apenas uma observação, “pipa” é um grande barril onde se armazena o vinho, e a cidade de Pipa no Rio Grande do norte tem esse nome justamente pelo formato de algumas rochas em sua costa, que foram chamadas assim pelos portugueses quando aqui chegaram, voltando...
O vinho era trazido, segundo historiadores, para ser utilizado na catequização dos índios, mas com certeza também era utilizado com outras razões, como o consumo durante a viagem e também em festas.

Depois de tantos anos de produção, que fez de Portugal uma das referências mundiais em vinho, o país chega a ter mais de 250 tipos de uvas sendo cultivadas, sendo as mais conhecidas por nós brasileiros a Touriga nacional, Tinta roriz, Tinta barroca, Alvarinho e Viosinho, mas com certeza estamos abertos para experimentar novas uvas portuguesas, com certeza!

Dois grandes tipos de vinhos portugueses que se tornaram famosos e você já deve ter ouvido por aí, são: Vinho do Porto e Vinho verde.

Alto do Douro - Portugal


O Vinho do Porto surgiu na região do Douro, considerada a mais famosa de Portugal. Região banhada pelo rio que leva o mesmo nome e dona de paisagens incríveis, é considerada pela UNESCO patrimônio da humanidade. O Alto do Douro é responsável por 47% da produção do Vinho do Porto no país. O que difere esse vinho dos demais é a sua “receita”, na qual o vinho é produzido com a fermentação incompleta do seu mosto de uvas, que em seguida recebe a adição de uma aguardente vínica neutra. Esse processo resulta em um vinho mais doce, viscoso e alcoólico, o que o faz receber a característica de vinho fortificado.

Já o Vinho verde confunde muita gente. Não será buscando um vinho dessa cor que você encontrará a resposta. Tal designação, Vinho verde, se dá aos vinhos produzidos na região noroeste de Portugal, compreendida entre os rios Douro e Minho, onde há uma paisagem grandiosa e com muito verde, por isso o nome. Tal característica se tornou tão famosa, que possui uma comissão responsável por controlar a produção de tal vinho, conferindo ao mesmo um selo de autenticidade por ter sido produzido na região específica.
Uma das peculiaridades da produção é o fato de que muitas videiras estão plantadas próximas às árvores, e as parreiras crescem e se atrelam aos troncos dessas árvores. 

Portanto, essa certificação é oferecida para vinhos tintos, brancos e também rosés produzidos nessa região, e a qualidade se dá pelo rigoroso controle da vinificação.
Sendo Vinho verde, Vinho do porto ou não, o vinho português possui um sabor único e confere o aroma inesquecível das suas regiões que após anos de tradição, conquistou o paladar de muitos consumidores.

Veja abaixo os vinhos portugueses e suas regiões:

Vinhos portugueses


Incrível como a história está atrelada ao mundo dos vinhos, não é mesmo? Isso que nos torna grandes apreciadores e entusiastas dessa bebida incrível. Acesse nossa prateleira de vinhos portugueses e escolha o seu para brindar essa maravilha!

Vinhos especiais é no tintoebranco.com 🍷🍷

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que devemos beber água junto com o vinho?

Quero visitar uma vinícola, preciso ir para exterior?

Qual o estilo do seu pai? Conheça os vinhos indicados para cada perfil.